DE 0 A 10, QUANTO AS MANCHAS TÊM LHE INCOMODADO? VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR SOBRE ISSO? MELASMA É ASSUNTO SÉRIO.

Por Dra. Tallita Perasolli

Problemas de pele afetam muito a qualidade de vida das pessoas e o melasma não foge à regra. Para além da questão estética, o quanto estas manchinhas impactam na sua autoestima? Reflita comigo: quantas fotos você deixou de postar porque a sua macha estava muito evidente? Quantas vezes você preferiu nem sair de casa porque estava com preguiça de passar aquela base que esconde as manchinhas que tanto incomodam? E foto sem edição ou filtro, você posta? Não. Tudo para esconder algumas manchinhas, não é?

O melasma nada tem a ver com estética. É uma disfunção na pigmentação da pele que gera manchas escuras, mais comuns de aparecerem no rosto, mas que também aparecem nos braços, pescoço e colo.  É algo que afeta principalmente as mulheres entre 25/40 anos (apenas 10% dos homens são acometidos pelo melasma).

Ainda não há estudos que comprovem uma única causa para o surgimento destas manchas. O que se sabe até agora é que elas podem estar relacionadas a exposição solar, ao uso de anticoncepcionais, medicação, a fatores hormonais, predisposição genética, e até mesmo a gestação. Por este motivo, não podemos dizer que tem cura, mas tem tratamento.

Por ser algo que está atrelado a diversos fatores e que pode melhorar ou piorar de uma hora para outra, o tratamento deve ser único e feito de maneira personalizada. O médico especialista deverá fazer uma avaliação minuciosa da condição do paciente e organizar com ele um tratamento que se adapte à sua rotina. O melasma precisa ser tratado de maneira contínua, por isso de nada adianta o médico indicar produtos e rotinas de cuidado que não serão aplicadas no longo prazo pelo paciente. É importante ressaltar que podemos ficar com a pele bem clara, sem manchas, mas sempre precisaremos manter alguns cuidados para as manchas não voltarem. Será um acordo: o especialista indica o melhor tratamento e cuidados, mas o paciente precisa fazer a sua parte no dia-a-dia, e, claro, de tempos em tempos retornar para uma consulta de reavaliação.

Normalmente, o indicado é que no verão sejam realizados tratamentos com produtos mais leves, com a intenção de não piorar. Já o inverno é dedicado a tratamentos mais intensos, para clareamento da pele.

Em qualquer estação do ano, porém, há sempre uma mesma indicação: usar protetor solar, com filtro 50 e preferencialmente com cor. Eu sei que vão existir momentos que você irá desanimar, cansar de tantos cuidados e investimentos, mas faço aqui um alerta: não caia na tentação de “produtinhos caseiros”, com receitas prontas e tratamentos sem comprovação de resultados. Lembre-se de que melasma é assunto sério, requer tratamento personalizado e acompanhamento médico. Prometo que você não irá se arrepender

Compartilhe esta publicação

Outras publicações